Família

Família
Família

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A Idolatria do Consumismo e a Igreja

A agência Young & Rubicam da Grã-Bretanha realizou uma pesquisa entre 45.444 jovens e adultos de 19 países sobre as marcas que mais influenciam nossas vidas. O resultado foi: Coca-Cola (35 milhões de unidades vendidas a cada hora), Disney, Nike, BMW, Porsche, Mercedes-Benz, Adidas, Rolls-Royce, Calvin Klein, Rolex e outras.


A tempos atrás,a Fitch, consultoria londrina de design, realçou o caráter "divino" dessas marcas famosas, assinalando que, aos domingos, as pessoas preferem o shopping ao culto ou à missa. Justificando sua afirmativa a Fitch apresentou dois exemplos estarrecedores: desde 1991, cerca de 12 mil pessoas celebraram núpcias nos parques da DisneyWorld, e estão virando moda os féretros da marca Halley, nos quais são enterrados os motoqueiros fanáticos em produtos Halley-Davidson.

É interessante notar que essas marcas estão sendo a nova religião. As pessoas se voltam para elas em busca de sentido para suas vidas. É como se essas marcas fornecessem o dinamismo necessário para transformar o mundo dessas pessoas, para preencher seus vazios existenciais, e de alguma forma amenizar seus sofrimentos.

A tese de que o consumo influencia em nossa maneira de viver não carece de lógica, Marx já havia denunciado a magia da mercadoria. As pessoas não querem apenas o necessário. E passam a buscar, venerar e mesmo adorar o supérfluo. A grande verdade é que o marketing, e a publicidade televisiva transformaram o supérfluo em necessário, e o necessário em supérfluo. (Wilson Franklim)

Como você tem agido em relação ao consumismo exagerado dos nossos dias, quantas vezes você trocou o culto pelo shopping, quantas deixou de ir ao culto porque estava frio ou chovendo, mas quando convidado a ir ao shopping, a um restaurante, a uma festa, nem percebeu que estava frio ou chovendo, ou simplesmente não se importou com isso? Quais tem sido suas prioridades, onde você está buscando preencher os seus vazios existenciais, como tem amenizado o seu sofrimento? Jesus diz em Mateus 11.28: “vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. O consumismo pode até disfarçar o sofrimento, mas o único que pode resolver o seu problema é Jesus. Não deixe que o supérfluo tome o lugar do necessário em sua vida, mas, “Busque, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas” (Lucas 12.31).



Pr. Marcos Fiepke

Nenhum comentário:

Postar um comentário